ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Apresentação

O curso é ofertado na modalidade presencial, com 40% da carga horária em EaD conforme portaria Nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, bem como 10% de extensão conforme resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018.

O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas terá forte direcionamento para a capacitação de analistas e desenvolvedores de sistemas de computadores, criando as condições indispensáveis à empregabilidade do aluno em curto espaço de tempo. O curso estará voltado tanto para os profissionais que já possuem uma experiência prática e deseja aprofundar sua capacitação, quanto para aqueles que pretendem ingressar na área.

Objetivo

Possibilitar aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades conceituais e procedimentais, que os capacitem a atuar profissionalmente como analistas e desenvolvedores de sistemas, capazes de planejar e desenvolver softwares para computadores. Um dos principais mecanismos de atuação do Analista de Sistemas está relacionado com a criação e execução de software.

Perfil do Egresso

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas terá competência para, projetar, desenvolver, implantar e manter sistemas de informações, dominar aplicativos e ferramentas para desenvolvimento de sistemas e recuperação de informações, dominar aplicativos e ferramentas para intercomunicação de sistemas, utilizar linguagens de programação visual, orientadas a objeto e eventos, administrar meios e recursos relacionados às atividades de informática e TI, transmitir e difundir novas tecnologias nas áreas da informática adequando-as às necessidades das organizações, sendo um profissional apto para resolver problemas e enfrentar situações de imprevisibilidade, incerteza e instabilidade, usando raciocínio lógico, crítico e analítico para operar e expressar-se de maneira crítica diante das diferentes conjunturas organizacionais e sociais.

Mercado de Trabalho

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas poderá atuar profissionalmente nas áreas de suporte técnico, de programação e de análise e desenvolvimento de sistemas, seja de forma autônoma ou em empresas privadas de todos os portes, bem como no serviço público.

Formas de Ingresso

ENEM

Portador de diploma

Transferência interna ou externa

Metodologia

A metodologia de ensino do curso foi pensada pelo NDE e sustentada na visão construtivista do discente como sujeito ativo na formação do conhecimento e que está formação precisa ser conduzida e orientada pelo docente, para que o sujeito aprendente, não se limite a reprodução de conteúdo, mas possam dar significado ao conhecimento e desenvolver suas competências. Dessa forma, partiu-se da lógica de que o alcance dos objetivos do curso e o êxito na construção do perfil do egresso exigem que a Metodologia de Ensino seja adequada a essas finalidades.

Nesse contexto, a consideração às inteligências múltiplas, à autoestima dos discentes, aos processos interativos, bem como, a utilização de recursos tecnológicos modernos permite imprimir ao processo pedagógico a dinamicidade necessária para ultrapassar a mera transmissão dos conteúdos e tornar o currículo eficaz.

Carga Horária Total do Curso

2.180 horas

Nível:

Superior

Modalidade:

Duração:

02 anos e meio

Portaria de Reconhecimento:

Portaria N° 866 de 09 de novembro de 2015

Tipo de Certificação:

O curso é certificado pela FAI – Faculdade de Iporá, mantida pelo Centro de Ensino Superior de Iporá, credenciada pela Portaria nº 289, de 11 de maio de 2021.

Ao concluir todo curso e realizar todas as atividades propostas, o aluno poderá solicitar seu certificado junto a central do aluno.

Cleuza Joana de Lima Martins

Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Faculdade de Iporá (2011), graduação em LETRAS pela
Universidade Estadual de Goiás (1992) e mestrado em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – UNIVERSIDAD LEONARDO DA VINCI (2016). Atualmente é auxiliar contábil – MARBO CONSULTORIA E ASSESSORIA CONTÁBIL e coordenadora do curso de ciências contábeis – FAI/IPORÁ. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis