Apresentação
O curso é ofertado na modalidade presencial, com 40% da carga horária em EaD conforme portaria Nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, bem como 10% de extensão conforme resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018.
Considerando um cenário de profundas mudanças organizacionais espera que o egresso do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis exerça sua profissão em um mundo ainda mais competitivo, sendo um profissional generalista, com competências conceituais e comportamentais para resoluções de problemas, tomada de decisão, que seja criativo, inovador, autônomo, que trabalhe em equipe, resiliente, proativo e motivado.
Objetivo
Proporcionar aos egressos conhecimentos teóricos – práticos que permitam ao egresso a formação do espírito empreendedor e de competências que otimizem a capacidade de gerir qualquer tipo de organização de interesse público, privado ou não governamental, física ou virtual, alavancando por meio das Ciência Contábeis o crescimento das empresas na região, consequentemente contribuindo com o desenvolvimento regional.
Perfil do Egresso
O egresso de Ciências Contábeis deve enfrentar os desafios da complexidade do mundo pós moderno, crescentemente mais competitivo e carente e conhecimentos técnicos, científicos, aliados à criatividade com elevado nível de ética profissional; profissionais com espírito crítico construtivo, inquiridor, ensejando pesquisa fundamental e aplicada de alto nível; profissionais, enfim, que garantam às empresas e organizações em geral, públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, o sucesso administrativo-funcional, ética e moralmente responsável.
Mercado de Trabalho
Em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional a FAI – Faculdade de Iporá (Uma Escola de Empreendedores) por meio da Agência Empreendedora e Inovação Tecnológica, desenvolve o Programa de Acompanhamento ao Egresso, cujo objetivo é monitorar a inserção deste no mercado de trabalho, cultivar o relacionamento, a integração às atividades acadêmicas/comunitárias realizadas pela instituição, a abertura de parcerias que beneficiem o ex-aluno, a criação de espaços para produção e divulgação de material acadêmico, bem como, o incentivo a formação continuada por meio da Pós-graduação Lato Senso.
Formas de Ingresso
Vestibular
ENEM
Portador de diploma
Transferência interna ou externa
Metodologia
A metodologia de ensino do curso foi pensada pelo NDE e sustentada na visão construtivista do discente como sujeito ativo na formação do conhecimento e que está formação precisa ser conduzida e orientada pelo docente, para que o sujeito aprendente, não se limite a reprodução de conteúdo, mas possam dar significado ao conhecimento e desenvolver suas competências. Dessa forma, partiu-se da lógica de que o alcance dos objetivos do curso e o êxito na construção do perfil do egresso exigem que a Metodologia de Ensino seja adequada a essas finalidades.
Nesse contexto, a consideração às inteligências múltiplas, à autoestima dos discentes, aos processos interativos, bem como, a utilização de recursos tecnológicos modernos permite imprimir ao processo pedagógico a dinamicidade necessária para ultrapassar a mera transmissão dos conteúdos e tornar o currículo eficaz.
Carga Horária Total do Curso
3.320 horas
Nível:
Superior
Modalidade:
Presencial
Duração:
04 anos
Portaria de Autorização:
Portaria Nº 268, de 3 de abril de 2017
Tipos de Certificação:
O curso é certificado pela FAI – Faculdade de Iporá, mantida pelo Centro de Ensino Superior de Iporá, credenciada pela Portaria nº 289, de 11 de maio de 2021.
Ao concluir todo curso e realizar todas as atividades propostas, o aluno poderá solicitar seu certificado junto a central do aluno.
Cleuza Joana de Lima Martins
Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Faculdade de Iporá (2011), graduação em LETRAS pela
Universidade Estadual de Goiás (1992) e mestrado em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – UNIVERSIDAD LEONARDO DA VINCI (2016). Atualmente é auxiliar contábil – MARBO CONSULTORIA E ASSESSORIA CONTÁBIL e coordenadora do curso de ciências contábeis – FAI/IPORÁ. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis