ESTÉTICA E COSMÉTICA

Apresentação

O curso é ofertado na modalidade presencial, com 40% da carga horária em EaD conforme portaria Nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, bem como 10% de extensão conforme resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018.
Esse profissional, o tecnólogo, analisa o mercado, constantemente, podendo identificar, selecionar e executar procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares, utilizando produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos. Aplica técnicas de visagismo e maquiagem. Utiliza equipamentos específicos para cada procedimento estético. Elabora e aplica programa de avaliação do cliente submetido a procedimentos estéticos. Propõe e participa de estudos científicos para o desenvolvimento de novas tecnologias na área de tratamentos estéticos inovadores, bem como para a avaliação de novos produtos, procedimentos, protocolos e sua aplicabilidade. Planeja, organiza e gerencia empresas da área de estética e cosmética. Avalia e elabora parecer técnico em sua área de formação.

Objetivo

Graduar profissionais em diversas áreas da beleza, que possam não somente atuar como manicuros, pedicuros, maquiadores, cabeleireiros, esteticistas autônomos, mas também como empreendedores, consultores, coordenadores, supervisores nos diversos estabelecimentos da área como: centros de beleza, clínicas de Estética, clínicas de cirurgia plástica, hospitais, Spas, academias, hotéis, ambientes como domicílios, escolas profissionalizantes e instituições de ensino superior em cursos tecnológicos da área. Lojas de equipamentos e aparelhos de estética capilar, facial e corporal; lojas de cosméticos; indústrias de cosméticos, equipamentos e aparelhos de Estética; eventos, televisão e jornais, são ainda outros campos possíveis de trabalho.

Perfil do Egresso

Em sua área de atuação o tecnólogo Estética e Cosmética deve ter espírito de liderança, facilidade de argumentação e capacidade de transmitir com clareza seus pontos de vista com a finalidade de desenvolver soluções práticas e aplicá-las, devendo o futuro profissional:

  • Identificar, selecionar e executar procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares, utilizando produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos. Aplicar técnicas de visagismo e maquiagem.
  • Utilizar equipamentos específicos para cada procedimento estético.
  • Elaborar e aplica programa de avaliação do cliente submetido a procedimentos estéticos.
  • Propor e participar de estudos científicos para o desenvolvimento de novas tecnologias na área de tratamentos estéticos inovadores, bem como para a avaliação de novos produtos, procedimentos, protocolos e sua aplicabilidade.
  • Planejar, organizar e gerenciar empresas da área de estética e cosmética.
  • Avaliar e elaborar parecer técnico em sua área de formação.

Mercado

O curso deverá formar e dotar o profissional apto a atuar em:

  • Agências de modelos;
  • Casas de repouso;
  • Clínicas e Centros de estética;
  • Empresas de produtos cosméticos;
  • Estâncias hidrominerais;
  • Salões de beleza;
  • Institutos e Centros de Pesquisa;
  • Instituições de Ensino;

Formas de Ingresso

Vestibular

ENEM

Portador de diploma

Transferência interna ou externa

Metodologia

A metodologia de ensino do curso foi pensada pelo NDE e sustentada na visão construtivista do discente como sujeito ativo na formação do conhecimento e que está formação precisa ser conduzida e orientada pelo docente, para que o sujeito aprendente, não se limite a reprodução de conteúdo, mas possam dar significado ao conhecimento e desenvolver suas competências. Dessa forma, partiu-se da lógica de que o alcance dos objetivos do curso e o êxito na construção do perfil do egresso exigem que a Metodologia de Ensino seja adequada a essas finalidades.

Nesse contexto, a consideração às inteligências múltiplas, à autoestima dos discentes, aos processos interativos, bem como, a utilização de recursos tecnológicos modernos permite imprimir ao processo pedagógico a dinamicidade necessária para ultrapassar a mera transmissão dos conteúdos e tornar o currículo eficaz.

Carga Horária Total do Curso

2.580 horas

Nível:

Superior

Modalidade:

Presencial

Duração:

03 anos

Portaria de Autorização:

Portaria de Autorização portaria N° 1787, de 09 de dezembro de 2021

Tipos de Certificação:

O curso é certificado pela FAI – Faculdade de Iporá, mantida pelo Centro de Ensino Superior de Iporá, credenciada pela Portaria nº 289, de 11 de maio de 2021.

Ao concluir todo curso e realizar todas as atividades propostas, o aluno poderá solicitar seu certificado junto a central do aluno.

Zilta Monteiro

 

 

 

Bacharel em Farmácia- FAI
Pós graduação em Docência Universitária – FMB
Pós graduação em Estética – Instituto Latene