Apresentação
O curso é ofertado na modalidade presencial, com 40% da carga horária em EaD conforme portaria Nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, bem como 10% de extensão conforme resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018.
O Curso oferece uma formação baseada em valores éticos e humanísticos, técnicos e científicos mediante um ensino teórico-prático e estímulo à pesquisa e à extensão superando o enfoque de uma formação tradicional voltada apenas para a transmissão do conhecimento com um fim em si mesmo. O perfil do egresso habilita o Farmacêutico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde com sólidas bases no rigor científico e intelectual.
Objetivo
Formar um Farmacêutico integral, com base humanística, apto a compreender os múltiplos fatores que alteram o equilíbrio indivíduo-ambiente produzindo os processos mórbidos e que esteja capacitado a promover a saúde do indivíduo, da família e da comunidade.
Perfil do Egresso
O egresso será capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises: clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. Ao se graduar no curso, o aluno deverá estar apto a:
- Cumprir a lei, manter a dignidade e a honra da profissão e observar o Código de Ética. Não se dedicar a nenhuma atividade que venha trazer descrédito à profissão e denunciar toda conduta ilegal ou antiética que observar na prática profissional;
- Colocar seus serviços profissionais à disposição da comunidade em caso de conflito social interno, catástrofe ou epidemia, sem pleitear vantagem pessoal;
- Respeitar a vida humana desde a concepção até a morte, jamais cooperando com atos que intencionalmente atentem contra ela, ou que coloquem em risco sua integridade física ou psíquica;
- Respeitar o direito do usuário de conhecer o medicamento que lhe é dispensado e de decidir sobre sua saúde e seu bem-estar;
- Assumir com visão social, sanitária e política, seu papel na determinação de padrões desejáveis do ensino e do exercício da Farmácia;
- Contribuir para a promoção da saúde individual e coletiva, principalmente no campo da prevenção, sobretudo quando, nessa área desempenhar cargo ou função pública;
- Informar e assessorar ao paciente sobre a utilização correta do medicamento;
- Aconselhar e prescrever medicamentos de livre dispensação nos limites da atenção primária de saúde;
- Observar sempre, com rigor científico, qualquer tipo de medicina alternativa, procurando melhorar a assistência ao paciente;
- Atualizar e ampliar seus conhecimentos técnico-científicos e sua cultura geral, visando ao bem público e à efetiva prestação de serviços ao ser humano, observando as normas e princípios do Sistema Nacional de Saúde, em especial quanto à atenção primária à saúde;
- Utilizar os meios de comunicação a que tenha acesso para prestar esclarecimentos, conceder entrevistas ou palestras com finalidade educativa e de interesse social;
- Selecionar, com critério e escrúpulo, e nos limites da lei, os auxiliares para o exercício de sua atividade. São atribuições dos profissionais farmacêuticos as seguintes atividades afins, respeitadas as modalidades profissionais, ainda que não-privativas ou exclusivas:
- Abster-se da prática de atos que impliquem mercantilismo ou má conceituação da Farmácia;
- Comunicar ao Conselho Regional de Farmácia e às autoridades sanitárias a recusa ou cargo, função ou emprego, motivado pela necessidade de preservar os legítimos interesses da profissão;
- Utilizar os conhecimentos para exercer as atribuições privativas dos profissionais farmacêuticos.
Mercado de Trabalho
O curso deverá formar e dotar o profissional apto a atuar em:
- Hospitais públicos e privados.
- Indústrias de medicamentos, cosméticos ou alimentos.
- Laboratórios de análises clínicas.
- Institutos de pesquisa.
- Vigilância Sanitária.
- Saúde Pública.
Formas de Ingresso
Vestibular
ENEM
Portador de diploma
Transferência interna ou externa
Metodologia
A metodologia de ensino do curso foi pensada pelo NDE e sustentada na visão construtivista do discente como sujeito ativo na formação do conhecimento e que está formação precisa ser conduzida e orientada pelo docente, para que o sujeito aprendente, não se limite a reprodução de conteúdo, mas possam dar significado ao conhecimento e desenvolver suas competências. Dessa forma, partiu-se da lógica de que o alcance dos objetivos do curso e o êxito na construção do perfil do egresso exigem que a Metodologia de Ensino seja adequada a essas finalidades.
Nesse contexto, a consideração às inteligências múltiplas, à autoestima dos discentes, aos processos interativos, bem como, a utilização de recursos tecnológicos modernos permite imprimir ao processo pedagógico a dinamicidade necessária para ultrapassar a mera transmissão dos conteúdos e tornar o currículo eficaz.
Carga Horária Total do Curso
4.800 horas
Nível:
Superior
Modalidade:
Presencial
Duração:
05 anos
Portaria de Autorização:
Portaria de Reconhecimento N° 763, de 14 de julho de 2022
Tipos de Certificação:
O curso é certificado pela FAI – Faculdade de Iporá, mantida pelo Centro de Ensino Superior de Iporá, credenciada pela Portaria nº 289, de 11 de maio de 2021.
Ao concluir todo curso e realizar todas as atividades propostas, o aluno poderá solicitar seu certificado junto a central do aluno.
Leopoldo Azeredo Bastos
Mestrado em Saúde Pública pela Fundação Universitária Iberoamericana – FUNIBER.
Aluno Especial de Mestrado Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública pela UFG (PPGMTSP/IPTSP/UFG).
Aluno Especial de Mestrado Acadêmico pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (PPGCS/FM/UFG).
Possui Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Paulista – UNIP (2011) e Graduação em Teologia pela Faculdade Kurios – FAK (2013).
Tem Pós Graduação em Atenção Farmacêutica, Farmácia Hospitalar e Clínica com Atenção em Prescrição Farmacêutica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2021).
Tem MBA em Gestão de Drogaria e Farmácia (2021) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2021).
Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia Clínica, Assistência e Atenção Farmacêutica.
Atualmente é Coordenador e Docente de Graduação em Farmácia da Faculdade de Iporá – FAI (2022), Tutor de Projeto de Extensão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com atuação na equipe multidisciplinar de apoio ao PROJETO SAÚDE COM AGENTE (2022) pelo Ministério da Saúde, Coordenador do Laboratório e Professor de Práticas Experimentais pela Secretaria Estadual de Educação de Goiás (SEDUCGO) no Colégio em Período Integral – Pedro Ludovico Teixeira.