ODONTOLOGIA

Apresentação

Odontologia é a área da saúde humana que estuda e trata do sistema estomatognático – compreende a face, região de cabeça/pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos. Por saúde bucal, entende-se a ausência de doença estomatológica, bem como a correta função, estabilidade e até mesmo estética de todo o sistema estomatognático. Os estudos atuais mostram que a saúde bucal tem sérias implicações na saúde humana, sendo as duas indissociáveis. No Brasil a Odontologia se configura como especialidade médica autônoma, desta forma o cirurgião-dentista detém todas as prerrogativas médicas, com exceção a emissão de atestado de óbito. Essa situação ficou configurada pela Lei de regulamentação da Odontologia e após a aprovação da Lei do ato médico, na qual a Odontologia foi totalmente isentada em sua área de atuação. A formação inclui disciplinas das áreas de saúde e ciências biológicas, como anatomia, patologia, fisiologia, histologia, microbiologia, imunologia e bioquímica. As matérias profissionalizantes incluem radiologia, materiais dentários, dentística, endodontia, periodontia, cirurgia bucomaxilofacial, prótese, odontopediatria, harmonização orofacial e ortodontia. No segundo ano o discente começa a treinar restaurações e demais procedimentos em aulas práticas de laboratório, utilizando um manequim odontológico. A partir do terceiro ano o discente passa a atender pacientes na clínica da faculdade. Os últimos 2 anos do curso são focados no aprimoramento técnico e científico do discente, em que ele executa na prática todo conhecimento teórico adquirido durante o curso. Os estágios extracurriculares também fazem parte desse processo de aprimoramento do discente, permitindo vivenciar a realidade e os desafios da prática clínica fora dos muros da faculdade. Ao término dos 5 anos de curso, o discente desenvolve uma pesquisa, revisão de literatura, artigo científico ou apresentação de um caso clínico a fim de demonstrar todo seu desenvolvimento e conhecimento por meio do trabalho de conclusão de curso.

Mercado de Trabalho

O profissional possui um amplo mercado de trabalho em clínicas particulares, hospitais públicos e particulares, unidades de tratamento intensivo, em unidades de saúde pública municipais, estaduais e federais, perícia forense, concursos públicos, atendimento domiciliar (home care), em consultório próprio e se optar pela carreira acadêmica, como docentes em faculdades e universidades. Algumas das áreas de atuação são clínica geral, cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais, harmonização orofacial, odontogeriatria, odontologia do trabalho, patologia bucal, endodontia, periodontia, odontopediatria, ortodontia, implantodontia, prótese, estética, reabilitação bucal, dentre outros. Segundo estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o profissional de Odontologia é um dos mais bem remunerados do mercado. Diante da nova estrutura de mercado em todos os setores, do avanço da tecnologia, do marketing e da demanda por serviços de saúde e estética bucal, a odontologia está se reinventando e, com ela, os negócios para quem deseja empreender em odontologia. Os novos modelos de negócio nascem de uma visão mais empresarial e menos atrelada ao velho padrão da odontologia. Nesse novo cenário, o dentista, que antes apenas se ocupava (e se preocupava) em atender seus pacientes, agora também precisa ser empresário. Com essa nova visão, surgem novas oportunidades de ganhos financeiros e novos horizontes profissionais. A Faculdade de Iporá firma o compromisso de formar não somente um profissional técnico com conhecimento científico, como também um profissional com perfil empreendedor capaz de se destacar no mercado de trabalho, vencer desafios, saber administrar seu negócio, aumentando assim as chances de se tornar um profissional de sucesso. Para alcançar estes objetivos, se dá ênfase no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências que permitam ao profissional atender às necessidades sociais, desenvolvendo a capacidade técnica para o cuidado, mas que não tenha uma mentalidade puramente tecnicista. Que seja um profissional capaz de interagir com a sociedade e que apresente liderança e sensibilidade social. Que tenha uma vivência clínica, com técnicas sofisticadas de cura sustentadas por evidência científicas. Que possa exercer a profissão em consultório privado, mas que se adapte a equipes multidisciplinares e serviços socializados. Por meio da utilização de uma linha pedagógica voltada para a prática, capaz de fornecer o respaldo de aspectos como habilidades e competências de atividades criativas, inovação, tomada de decisões, entre outras questões relacionadas ao empreendedorismo.

Tipo:
Graduação – Bacharelado

Modalidade:
Presencial

Duração:
10 semestres

Portaria de Autorização:

Nº 548 de 28 de novembro de 2019

OSMAR MARTINS FERREIRA JUNIOR

Mestre em Odontologia pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Cirurgião-Dentista graduado pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Professor e Coordenador do Curso de Odontologia da Faculdade de Iporá (FAI). Especialista em Ortodontia pelo Centro Universitário Ingá (Uningá). Ortodontista e Responsável Técnico pela equipe de Odontologia da Clínica Amparo Saúde em Iporá/Goiás.