Apresentação
O curso superior de tecnologia (CST) em Segurança do Trabalho aborda conceitos fundamentais para uma ampla formação técnica e científica. O objetivo é formar profissionais capazes de atuar na execução e no gerenciamento de projetos na área.
O curso técnico em Segurança do Trabalho é voltado para a atuação no mercado de trabalho. Os alunos são apresentados a conteúdos sobre Regulamentação e Normas, Saúde Ocupacional e Riscos no Trabalho. As disciplinas também abordam a Prevenção e controle de acidentes e impactos nos ecossistemas. Eles são preparados para atuar em instituições públicas ou privadas. A formação prepara profissionais capazes de implantar planos de segurança, realizar diagnósticos de riscos e prestar consultoria na área. Para exercer a função de tecnólogo em Segurança no Trabalho é obrigatório obter registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Objetivo
Formar profissional com habilitação Técnica em Segurança do Trabalho para desempenhar atividades de prevenção a acidentes de trabalho, como forma de salvaguardar a integridade física e psicológica do trabalhador, com capacidade para atuar nos diversos segmentos do mercado, instituições públicas e privadas, fabricantes e representantes de equipamentos de segurança, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e preservação do meio ambiente.
Perfil do Egresso
O Técnico em Segurança do Trabalho, imbuído de visão sistêmica do seu papel em relação ao meio ambiente, saúde e segurança na sociedade, aplicará seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução dos setores produtivos. Ele desenvolverá ações educativas na área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), orientará o uso de EPI e EPC, coletará e organizará informações de saúde e de segurança no trabalho. Além disso, irá avaliar e executar diversos programas de prevenção em SST, inclusive o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, bem como, investigar os acidentes de trabalho para estabelecer medidas de prevenção e controle.
Mercado de Trabalho
O Profissional de técnico em segurança do trablho pode atuar em instituições públicas ou privadas. capazes de implantar planos de segurança, realizar diagnósticos de riscos e prestar consultoria na área.
Forma de Ingresso
Matricula conforme documentos e primeira parcela paga:
- Cópia do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2º Grau) autenticados;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Cópia do RG e do CPF;
- Comprovante de Residência;
- Duas fotos atualizadas.
Metodologia
O fazer pedagógico consiste no processo de construção e reconstrução da aprendizagem em que professores e alunos são protagonistas do conhecer e do aprender, pois em interação e colaboração buscam a ressignificação do conhecimento, partindo da reflexão, do debate e da crítica numa perspectiva criativa, interdisciplinar e contextualizada.
Nesta abordagem, o papel dos educadores é fundamental para consolidar um processo participativo em que o aluno possa desempenhar papel ativo de construtor do seu próprio conhecimento, com a mediação do professor. O que pode ocorrer através do desenvolvimento de atividades integradoras como: debates, reflexões, seminários, momentos de convivência, palestras e trabalhos coletivos.
Carga Horária Total do Curso
1.200 horas
Nível:
Técnico
Modalidade:
Presencial
Duração:
18 meses, organizado em três semestres, a duração total do curso dependerá da disponibilidade do aluno em concluir os estágios no tempo previsto.
Atos Legais:
Portaria nº 379, de 16 de junho DE 2020
Tipos de Certificação:
O curso é certificado pela FAI – Faculdade de Iporá mantida pelo Centro de Ensino Superior de Iporá, credenciada pela Portaria nº 289, de 11 de maio de 2021.
Ao concluir todo curso e realizar todas as atividades propostas, o aluno poderá solicitar seu certificado técnico.
Bianca Christofoli Freitas Queiroz
ENGENHEIRA CIVIL pela Universidade Paulista – UNIP (2015). E ENGENHEIRA DE SEGURANÇA DO TRABALHO, pela FAED (2016). Especialista em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR, pela UCAM (2017), e Mestre em DESENVOLVIMENTO REGIONAL, pela UNIALFA-GO (2019). Atualmente atua como Coordenadora dos Cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária, além de docente nos cursos de Engenharia da FAI – Faculdade de Iporá. Atuou também como docente do curso de Técnico em Segurança do Trabalho na Instituição de Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, e no Programa Pronatec do Estado de Goiás, e no Instituto Federal Goiano. Ministra cursos de Treinamento na área de Segurança do Trabalho para Empresas. Além de Ampla experiência como Projetista na região Centro-Oeste Goiano.